terça-feira, 15 de setembro de 2009

Salvos da Perfeição


Não sei se você já teve esta sensação. Diante de alguém que fala mal de algo que você ama você fica sem reação por que, no fundo do seu coração, você sabe que a pessoa está certa e, por mais que te machuque, você não pode fazer nada, pois concordar com os fatos é mais forte do que sua própria vontade.

Tive esta sensação ao ler “Salvos da Perfeição (2009 – Editora Ultimato) de Elienai Cabral Júnior. Ele, filho de pastores, cresceu “na fé” e conhece a igreja por dentro. Porém, não fala de bastidores sujos, mas de uma realidade ainda pior.

A igreja falhou.

A igreja falhou em sua missão de alimentar os famintos, curar os enfermos, dar liberdade aos cativos.

E por que ela errou?

Por nossa causa.

Nós, que não fomos atentos à palavra de Deus e a força da sua vontade. Não entendemos o que Ele nos dizia e criamos uma imagem de Deus diferente do que Deus é de verdade e Elienai entende que fizemos isso.

Sua crítica é concisa e objetiva. Cáustica por vezes, mas sempre sólida e consistente, o que faz com que seja ainda mais dolorida. O livro é contemporâneo, falando de como os nossos problemas pessoais influem em nossa visão de Deus e em nossa interação com a instituição Igreja. Elienai nos mostra o quanto falhamos conosco mesmos enquanto não entendemos que não somos perfeitos, mas humanos, cheios de falhas, e que, exatamente por isso, Deus nos ama mais que tudo.

Jesus, para o autor, não é apenas um interventor de Deus no meio da humanidade. Ele é a própria humanidade de um Deus perfeito, que se faz imperfeito para se assemelhar a nós e nos levar de volta até ele.

Não é leitura fácil. Elienai desconstrói a igreja, Deus, Jesus e, por fim, nós, que pensamos na perfeição como sendo a nossa meta. Desconstrução é um processo longo, árduo e apenas permitido aos que têm a capacidade de olhar a vida por diferentes ângulos, sem preconceitos e abertos a novos paradigmas e pontos e vista.

Para mim, a leitura foi um parto. Um parto de uma nova visão de igreja, mais próxima do que Deus definiu que ela seria. Mais próxima de cumprir seu papel de diminuir o sofrimento na terra. mais próxima da felicidade.
Salvos da Perfeição
2009
Editora Ultimato
Autor: Elienai Cabral Junior

Para comprar, clique aqui

Acesse o Hot Site do livro

Acesse o blog do autor

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails