terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lady GaGa Sangra!

Lady GaGa em momento Sailor Moon (ou Ragnarok?)

Sabe a Lady GaGa? É... aquela cosplay em tempo integral? Pois é... descobrimos no último VMA que ela sangra, e não sangra pouco. Com uma apresentação bastante ousada, ela sangrou no palco, sumariamente vestida de personagem de Anime, os desenhos animados japoneses.

Apresentações impactantes no mundo da música e da arte em geral não são moda de hoje. Veja Ozzy comendo morcegos (o cara alega que foi um engano, mas como se enganar com um morcego vivo na sua mão?), o Gene Simmons cospindo fogo, ou, no Brasil, o Secos e Molhados com suas saiazinhas de juta e suas caras pintadas.

Interessante que Ozzy e Gene, para continuar com suas apresentações pitorescas e o grotesque de suas personas, passaram a apresentar as famílias na TV em edições de “irreality-shows” contando suas vidas prosaicas. Não demora e, com certeza, Ney Matogrosso aparece com uma modinha destas. Até Steven Seagal tem um irreality só seu!

Lady GaGa é uma menina (ou talvez menino, pois se diz hermafrodita) que se veste engraçado e canta umas musiquinhas de pista de dança. Tudo muito bonitinho, doce e inocente.

Até que ela joga um líquido vermelho no próprio peito e simula um enforcamento no palco.

Você sabe que é de mentira, mas é surreal. É como ver um ursinho de pelúcia atirando na própria cabeça, ou uma Barbie cortando os pulsos. É algo que não assimilamos quando vemos. Há um delay.

Até dentro do absurdo esperamos coerência, coisa que Lady GaGa não ofereceu. Aliás, coerência é algo que os artistas atuais não oferecem para ninguém.

Você espera que Keith Richards venha a fumar as cinzas do próprio pai, ou que Iggy Pop role no chão sobre cacos de vidro. Até Marylin Manson você imagina fazendo sexo oral em si mesmo.

Isto faz parte deles, é parte de seu Mise en cene. É muito “deles” fazer isso. Porém, Lady GaGa está querendo estabelecer algum novo patamar: o patamar dos Killer Pupetts, como aqueles bichinhos bonitinhos das vinhetas da MTV (as vinhetas da MTV, aliás, adoram estabelecer novos parâmetros).

Se você sabe quem você é e onde sua música pode chegar, maravilha, que legal, pode fazer o que quiser no palco, desde que faça sentido. Porém, se você está tentando estabelecer um parâmetro para você mesma, então, tome cuidado. Há coisas que não aconselho e se enforcar e se cobrir de sangue no palco é uma delas.

Assim como dizer que “beijou uma mina”, como diz a outra, mas aí é outra história.
Para assistir à polêmica apresentação, acesse aqui.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails