sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Bíblia de Estudos da Liderança Cristã

                                
Em nossa caminhada acabamos descobrindo aptidões que podemos desenvolver em nossas personalidades e demais áreas de nossas vidas. A ajuda de mentores, leituras, aulas, cursos, experiências, tudo contribui para que venhamos a aprender. Este é o caminho natural, o homem é um animal que aprende, e, quando gosta de aprender, acaba se tornando outra coisa melhor: o homem se torna um animal que lidera.

Aprender é a característica principal para um líder. Aprender de todas as formas, desde com vitórias pessoas, erros, acertos, etc. meu pai diz que a melhor forma de aprender é com os erros dos outros, mas nada como errar um pouco para crescer e evitar os erros no futuro. O exemplo sempre será a melhor e mais completa forma de aprender, pois exige interação e atenção, gerando unidade e força.

Líderes não são homens perfeitos. Ao contrário. São, em linhas gerais, os que mais assumem erros, tomam responsabilidades. Líderes são humanos que aprendem, humanos que erram, mas que buscam se aperfeiçoar continuamente.

Dentro da igreja não é diferente. Líderes eclesiásticos decepcionam também. Porém, isso não faz deles homens piores. Ao contrário. Seus erros nos fazem entender que a qualquer um pode ser dada responsabilidade. Ou seja: os erros dos líderes nos fazem enxergar que podemos nós, também, um dia liderar.

A esperança da liderança é algo que alimenta os corações de executivos em empresas, estudantes em salas de aula, jovens em grupos de amigos, cristãos em igrejas, etc. em todos os grupos, de forma natural, líderes surgem, são confrontados, derrubados, reerguidos, lidam com a dor e com a alegria de liderar.

Existem várias formas de chefiar, mas apenas uma de liderar. E é desta liderança que a Bíblia da Liderança Cristã, com comentários de John Maxwell (SBB – 2007) fala. A única forma de liderar que existe: a forma de Jesus: liderar servindo.

Por toda a bíblia, vemos exemplos de líderes corretos e incorretos, que serviram ao seu país, seus amigos, seu grupo, a estranhos, a conhecidos ou a seus próprios propósitos. Reis que se dedicaram a uma causa, a um Deus ou à própria ganância. Características como amor, ódio, dedicação, desleixo, empenho, preguiça, doação e negação constantemente são apresentadas. Homens são apontados como bons ou maus exemplos para nós. Ocasiões são comentadas para que aprendamos com elas. Transparência contra obscuridade, sugestão contra imposição. Ao longo de toda a literatura bíblica vemos a confrontação destas formas antitéticas de pensar e lidar com a liderança. Os comentários de John Maxwell nos fazem entender o que as passagens bíblicas têm a dizer para homens e mulheres que querem aprender. Aprender para liderar.

As 21 leis irrefutáveis da liderança, as 21 características indispensáveis do líder estão lá, em exemplos que vão do rei Acabe ao rei Davi, de Satanás a Jesus Cristo, do filho pródigo ao jovem rico. Tudo para que o líder cristão saiba se colocar no lugar certo: a serviço do povo de Deus.

Um pastor amigo meu diz que na escada da fé, quando lideramos, não subimos um degrau, mas ao contrário, descemos. Liderar, para John Maxwell é isso: descer um degrau e mostrar para os que querem subir que, quanto mais alta a escada, maior a queda.



Bíblia da Liderança Cristã

Texto Bíblico acompanhado de inúmeros comentários de John Maxwell



Recursos:

-Notas e artigos de John C. Maxwell

-Artigos sobre as 21 Leis Irrefutáveis da Liderança

-Artigos sobre as 21 Qualidades Indispensáveis de um Líder

-Centenas de artigos breves e notas sobre liderança

-Introdução aos livros da Bíblia

-Mais de 100 perfis biográficos

-Notas textuais e referências cruzadas

-Completo índice de artigos

-Concordância bíblica e temática

-Quadros, mapas e outros auxílios



Você pode adquirir aqui, no site da SBB
Conheça mais sobre o trabalho de John C. Maxwell no Brasil no Lidere

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails