sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O Fim da Memória - Miroslav Volf

“O Fim da Memória” de Miroslav Volf é um livro desafiador, no sentido de que nos faz encarar algo que geralmente preferimos fingir que não existe: nosso passado.
O autor, dono de uma história pessoal profundamente inspiradora, nos conduz pelos calabouços da tortura psicológica sofrida por ele para nos mostrar que é possível, por meio de Jesus, redimir nosso passado, fazendo com que as lembranças não sejam mais carregadas da angústia e da dor que antes carregávamos.
O discurso acadêmico aprofunda aspectos da memória que, em linhas gerais, preferimos fingir que não existem. Questões como a justiça das lembranças que temos, ou a profundidade da verdade incutida nelas são tratadas com segurança e transparência. Volf usa as memórias de violações sofridas por nações para explicar as memórias pessoais de cada um de nós.
Desafiando-nos a entregar a redenção das memórias nas mãos de Jesus, o autor demonstra sua fé de que o homem só se redime se no caminho da redenção estiver a sua memória. Não podemos fingir que nossa história não existe e seguir em frente, displicentemente.
A leitura é densa e prazerosa e não a recomendo aos hipócritas, que preferem fingir que, assim que conhecemos Jesus, vencemos nossos traumas. Volf mostra que nossas feridas ainda estarão abertas enquanto não lidarmos com elas frente a frente. Enfrentar a dor não é tarefa fácil, mas necessária e redentora.
O Fim da Memória
Miroslav Volf
2009 – Editora Mundo Cristão
Adquira aqui

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails