sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Gente Como a Gente - Max Lucado

Na bíblia, geralmente vemos histórias de grandes vencedores. Homens e mulheres que superam suas dificuldades e surgem como campeões de Deus, representantes do altíssimo na terra, armados da Palavra, de fogo e bondade. Pessoas perfeitas.
Perfeitas?
Davi era mulherengo, Paulo assassinava Cristãos, Pedro era medroso e João temperamental. Judas era ganancioso, Abraão era incrédulo e Sara não levava nada a sério. Jacó suplantava a todos que entravam em seu caminho e Raabe, imaginem, era uma prostituta.
Eram pessoas. Membros da grande família de Deus. Os pobres, cegos e nus dos quais Jesus resolveu se cercar para contar a grande história da humanidade. A história do amor de Deus.
E esta história Max Lucado nos conta de forma bastante interessante no livro “Gente como a gente” (Thomas Nelson, 2009), onde mostra as personagens bíblicas que mais gosta de forma bastante transparente, mostrando como os erros de cada uma delas nos aproxima de Deus.
Diferente de outros autores, Max prefere ressaltar o quanto aqueles que serviram a Jesus erraram em seus caminhos, mas como estes erros os levaram a encontrar em Cristo a resposta para seus questionamentos. Aqueles que eram movidos pelo orgulho, ira, cobiça, prepotência, eram, também, escolhidos por Deus para falar sobre humildade, mansidão, generosidade. Os que perseguiam, tornavam-se perseguidos, os que matavam, foram mortos em Cristo.
Para Max, todas personagens têm histórias, e todas as histórias têm importância. O significado, para Deus, é mostrar que nós podemos, sim, fazer parte de seus planos, mesmo com nossos erros e fraquezas.
Como um bálsamo, as histórias nos trazem alívio. Ver o quanto os homens que ansiamos ser erraram até chegarem a ser quem são nos mostra que é possível para nós alcançar a graça também.
Volto a ressaltar a capacidade de Max Lucado de contar histórias. É como se estivesse falando de um grande amigo, ou de algo que aconteceu com ele. Um livro para sentar na varanda de casa, tomando um chá e se preparando para ser impactado por histórias tão cheias de erros, mas tão profundas e tocantes que poderiam ter acontecido conosco.
Gente como a Gente
Max Lucado
2009 – Editora Thomas Nelson

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails