segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Exposição de obras de Henri Cartier-Bresson comemora o ano da França no Brasil

Foto de Henri Cartier-Bresson
O Sesc São Paulo, em parceria com a fundação francesa Henri-Cartier Bresson, promove uma exposição fotográfica com seleção de cerca de 130 das melhores obras de Cartier-Bresson, ampliadas sob sua supervisão e oriundas da agência Magnum Photos, criada por ele em 1947.

A curadoria da mostra, a ser realizada no Sesc Pinheiros, é do fotógrafo e jornalista Eder Chiodetto, com produção da Escamilla Produções Ltda.


Haverá também o lançamento do livro “Henri Cartier-Bresson – Fotógrafo” pela editora Cosac Naify e um ciclo de debates denominado “O Momento Decisivo Hoje” que contará com a participação de especialistas franceses e brasileiros.

Exposição de fotografias em paralelo à mostra principal, abordando a presença da estética bressoniana no fotojornalismo brasileiro, trará cerca de 30 trabalhos de fotógrafos que atuaram nas Revistas “O Cruzeiro” e “Realidade”, entre outras, tais como Flávio Damm, Thomaz Farkas, José Medeiros, Alécio de Andrade, German Lorca, etc.

Distribuição de folders didáticos com explicação sobre a importância da obra do fotógrafo e reflexões sobre algumas de suas fotografias.
Serviço
SESC Pinheiros
17 de setembro a 22 de novembro no SESC Pinheiros em São Paulo (SP)
Rua Paes Leme, 195
Pinheiros - São Paulo (SP)
Tel: 11 3095-9400
terça a sexta, das 13h às 21h30, aos sábados, das 10h às 21h30 e domingos e feriados, das 10h às 18h30
 
*********
 
As imagens de Henri Cartier-Bresson, junto de Robert Capa e outros fotógrafos ddos anos 20 aos 40 transformaram a visão que temos de fotojornalismo, criando parâmetros para artistas (fotojornalista tem que ser artista, não pode ser diferente) criarem suas linguagens.
 
No Brasil, nomes como Araquém Alcântara e Sebastião Salgado, bem como diversos nomes que estão relacionados na matéria foram fortemente influenciados pelo francês. Seus conceitos de criação baseados em tecnicas de pintura em em captação espontânea do momento são marcos definitivos na fotografia mundial.
 
Esta exposição promete ser uma oportunidade única de ver ampliados os trabalhos deste grande artista.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails