segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Essas mulheres...

Ando me surpreendendo com o estrago que algumas coleguinhas andam fazendo... Uns desenhinhos aqui, uma arte renovada aqui e um perfume de flores se espalha pelo universo dos quadrinhos, até agora dominado pelos homens.

A turminha do estrogeneo está com a bola toda. Aqui eu mando três meninas que têm me surpreendido nos últimos tempos.

A primeira tinha que ser irmã de quem é. Lu Cafaggi desenha o Los Pantozelos com sensibilidade muito próxima da do irmão Vitor Cafaggi do Puny Parker. Seus desenhos são bonitos e os temas são bastante ligados à vida das meninas. E (que o irmão dela não nos ouça) é uma gracinha de menina...

Imagine abstrair as paredes que o papel delimita na sua arte. Pois foi o que fez a Catia do Diário de Virginia. Idealize a subversão dos recursos e a utilização do espaço disponibilizado pelo site como uma grande tela, onde ela pode desenhar o que quiser. Ah, sim, é uma gracinha também...

A terceira, conheço já tem um tempão. A Ila Fox faz historinhas em quadrinhos para noivos, por exemplo, contando a historia dos dois, coisa linda. Seu traço tem um pouco de mangá, mas com um traço bastante pessoal e característico. Conta reminiscências da infância e algumas coisas que gosta ou não na vida. Ah, sim, ela também é uma graça, mas é casada, para felicidade do Ricbit, marido dela (com todo respeito, pelamordedeus...).

Ainda somo a estes três exemplos o trabalho que a Lu Cafaggi e mais duas amigas, Mariamma Fonseca e Samanta Coan fazem no Ladies  Comics, blog que fala sobre as mulheres nos quadrinhos. Tanto personagens como artistas são retratadas. Ah, sim, só para completar, tanto a Mariamma quanto a Samantha também são umas graças. Onde essas meninas se esconderam este tempo todo?

Em detrimento das brincadeiras, o que importa é que o talento destas artistas está se destacando cada vez mais no meio dos quadrinhos e das artes gráficas nacionais. Vale a pena acompanha-las e incentiva-las a continuar com sua arte. Afinal, este universo majoritariamente masculino merece um toque de mulherde vez em quando. Afinal, quem vai cozinhar enquanto estamos lendo gibis, não é? (brincadeeeeeeira, meninas... brincadeeeeeeira...)

Um comentário:

Ila Fox disse...

Oi menino!
Obrigada pelo carinho!
E não se preocupe pq elogios são sempre ótimos de ouvir! ;-)
beijocas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails