quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Entrevista: Catia Ana de O Diário de Virgínia

Sua arte é a junção da delicadeza com uma linguagem ousada e dinâmica que transcende o rótulo “quadrinhos”. Seu trabalho tem marcas pessoais muito fortes e uma sensibilidade marcante. Estou falando do trabalho de Catia Ana Baldoíno da Silva, artista que criou o Diário de Virgínia, uma história sobre o medo e nossa relação com ele.


Conversei com a Catia pelo MSN. Falamos sobre medo, trabalho, oportunidades
Web Benção
Esta questão do medo é muito atual. Quantas pessoas a gente conhece que ficam travadas por ele, não é?
Catia Ana
Nossa, acho que todo mundo né? Uma hora ou outra tem que encarar esse nosso amigo.
WB
Você o vê só como uma coisa negativa? Eu vejo que vc tem um carinho especial pelo Mike. Tem o lado positivo do medo, na sua opinião?
CA
Olha, o medo tem seu lado positivo. Faz parte do instinto de sobrevivência humana, precisamos do medo para nos manter vivos. Entretanto, quando ele toma uma proporção onde até as pequenas coisas são difíceis de fazer ele se torna um problema. Acho que o Mike me conquistou como personagem, porque ele é o medo, mas ele também sofre com isso. Ninguém que vive 100% com medo é feliz porque se priva de muitas coisas boas e oportunidades.

WB
Teve alguma ocasião destas com você? Perder oportunidades por causa de medo?

CA
Sim, essa é uma das coisas que tenho em comum com a Virgínia, por causa de ter medo eu sei que perdi muita coisa
WB
Por exemplo...

CA
Acho que especificamente na minha social e amorosa. Engraçado que outras coisas, como com os estudos ou empregos eu tive mais força para enfrentar meus medos.

WB
Acho que todos somos meio assim. Parece que o mundo nos prepara emocionalmente para vencermos profissionalmente, mas não nos relacionamentos.

CA
E para os mais medrosos isso se torna dolorosamente cruel mais tarde...
WB
A que você acha que se deve este seu desenvolvimento diferenciado na área profissional e na área social?

CA
Acho que no meu caso pode ter sido uma escolha, já que eu não me dava bem socialmente, pelo menos profissionalmente eu tentaria me sair melhor.

WB
Tímidos do mundo, uni-vos. Quando surgiu a idéia de criar o Mike, digo, personificar o medo?

CA
Surgiu enquanto eu fazia o "roteiro" do capítulo 1. Tem uma hora que a Virgínia encararia o medo, então eu pensei porque não fazer isso de fato? E depois ele acabou crescendo como personagem. Uma razão disso talvez tenha sido as tirinhas, ele acabou me conquistando com elas.

WB
O nome é inspirado em alguém? ou foi só uma escolha aleatória?

CA
Não me lembro como surgiu o nome. Eu queria um bem simples e fácil de lembrar. Engraçado que nem me lembro quais as outras opções que me surgiram

WB
O que você faz? Como trabalho formal? Trabalha com ilustração mesmo?
CA
Eu me formei em Design Gráfico e hoje sou programadora visual na Universidade Federal de Goiás. O meu trabalho aqui é essencialmente de design, diagramação. A ilustração é mais como um exercício criativo para mim. Tenho vontade de fazer trabalhos profissionais, mas ainda não chegou minha hora

WB
Outro dia vc publicou uma história que escreveu para uma amiga sua, como um livro infantil. já pensou em investir nesta área?

CA
Sim, eu gosto muito dessa área. Só me faltam oportunidades mesmo

WB
Muita gente se identifica com a Virgínia?

CA
Ela é fruto de uma fase meio down na minha vida. Legal que eu nem imaginava que poderia haver tanta idenficação de outras pessoas com ela também.

WB
Mas e a sua relação com a Virgínia. Ela é seu alterego, não é?

CA
Ela é minha porta-voz, já que eu não tive coragem para fazer um quadrinho 100% autobiográfico. Boa parte das bobagens que me afligem estão lá, afligindo ela também. Está sendo uma bela terapia dar vida à ela.

WB
Abre o coração, né?

CA
Demais. Eu sou uma pessoa super introspectiva, então acho que por um pouco das angústias para fora acaba ajudando.

WB
Quando podemos esperar o próximo capítulo da virgínia?

CA
Eu já estou na fase de esboços, a história ficou muito mais longa do que eu imaginava quando pensei nela. Vou tentar dar uma agilizada nesse feriado para tentar publicá-la ainda esse mês.

Abaixo você vê, com exclusividade, os esboços da história e os duendes cafeicômanos.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails