quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Maus Hábitos (Crítica do Site Zen Cultural)

Gosto de ler críticas cinematográficas. Algumas, em especial. Gosto do Merten, no Estadão, e gosto do Hessel, no Omelete (o melhor). Em geral, uso-as para escolher os filmes que vou assistir. Por exemplo, sei que quando o Rubens Ewald Filho diz que o filme é bom, eu não passo nem perto.



Não que o sujeito não saiba do que está falando, trata-se de uma rusga pessoal contra o santista que eu sempre nutri. Sempre nos achei arrogantes demais para dizer o que é bom ou ruim, mesmo quando dominamos o metiè (como é o caso dele), acho que temos uma empáfia natural vinda, sabe-se lá de onde (talvez do tamanho do porto, ou do jardim, ou da quantidade absurda de cocô de cachorro que inunda nossas calçadas) que nos faz ver sempre o pior dos outros.


Mas eu não queria falar sobre Rubens, mas sobre outra pessoa. Sabe o santista básico, aquele que sabe tudo sobre tudo? Pois é... geralmente ele não sabe nada. porém, toda regra tem sua exceção, e André Azenha é um destes casos.


Ele é o típico santista (fora o fato de ser corinthiano, como eu, provavelmente o único gosto que temos em comum), com uma diferença básica: ele realmente sabe tudo sobre tudo.


Você conhece música?: ele é a enciclopédia do rock. Você assiste futebol? Ele sabe a escalação do Varginha Futebol Clube (3ª divisão do campeonato mineiro), com o handcap de cada jogador. Você assiste cinema? Ele anda com uma tela na cabeça.


Não à toa, sempre discutimos efusivamente, como se o fato de o meu pai ou a mãe dele escrever a melhor poesia fosse fator definitivo na salvação da humanidade, ous e o Gonzaga ou a Aparecida era o verdadeiro bairro santista. Mesmo errado, o divertido era discutir.


Agora, arrumamos mais um motivo para discutir. André lançou um site. Mas não um site qualquer, mas o melhor site de cinema que rola atualmente na internet. http://cinezencultural.com.br/site/ veio para explicar o que cada filme representa, com uma opinião definitiva (que sempre pode mudar) sobre o panorama da película no Brasil e no mundo.


Ninguém melhor do que eu para corroborar a qualidade do site do André. Eu sempre discuti com ele, sempre tivemos opiniões energicamente diferentes, o que provavelmente aumentou ainda mais a nossa amizade e nosso respeito mútuo. Sempre estivemos em conflito. Porém, desta vez, tenho que dar o braço a torcer: o site é genial.


Não sou puxa-saco, acho um mau hábito ficar babando no trabalho dos outros, mas este merece. Parabéns, André, e sigamos torcendo pelo Corinthians, um mau hábito que nutrimos juntos!


Visite Zen Clutural

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails