quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bíblia de estudos Plenitude




Minha relação com a bíblia de estudos Plenitude não vem de hoje e é bastante pessoal.



Prá ter uma idéia, em 2003, a primeira bíblia de estudos que eu tive foi uma Plenitude, dada por meu pastor. Aquele tijolão vermelho, com canto dourado foi, também, a sua primeira bíblia de estudos. Ela já tem 5 anos e está surrada, velhinha, capa bem marcada, páginas rabiscadas, textos riscados, comentados, questionamentos postos, mensagens preparadas.


Eu e ela temos uma bela história para contar...


Sempre a considerei a melhor bíblia para estudo e montagem de mensagens e pregações. Sua concordância é vasta (recurso, hoje, universal nas bíblias da SBB), seus estudos bastante fiéis e esclarecedores. Quando iniciei na fé, te-la ao meu lado foi ter mais que um farol que me guiasse, mas um GPS de alta performance.


Mas sempre achei que faltava alguma coisa, como um dicionário bíblico, concordância temática, tabelas de pesos e medidas, palavras de inspiração para momentos difíceis, textos para mensagens específicas. Estes recursos estavam de fora das versões anteriores por definições editoriais.


O tempo passou. Minha esposa comprou uma plenitude também. Agora tínhamos um tijolão vermelho e um tijolão preto em casa. Cada uma com uma tradução. A minha, Revista e Corrigida, de 1995 sempre foi minha tradução preferida. A dela, Revista e atualizada, mais moderna e atual, a cara de minha esposa.


Agora, recebemos um grande presente. Soubemos que a melhor bíblia de estudo, com o conteúdo mais fiel, além de estar recebendo uma nova edição, tem uma série de novos recursos que enriquecem ainda mais a leitura dela.


A Plenitude cresceu, mas diminuiu. Comparei a nova edição com o meu tijolão. O papel é mais fino, capa preta, beiras douradas, couro bonded, proporcionando uma bíblia com o design mais leve e maleável.


O conteúdo continua o mesmo, porém, ampliado. Mais recursos como o dicionário bíblico Almeida que traz importantes informações. E para o pregador moderno, uma lista de palavras interessantes a serem ditas em datas especiais.


Achou pouco? A concordância já era bastante ampla. Pois é, ganhou um novo recurso: concordância temática, para montar mensagens sobre assuntos específicos.


Gostou? Tem mais! Sempre quis saber quantos centímetros correspondem a um côvado ou quantos metros correspondem a um estádio? Tabela de conversão em pesos e medidas! Assim fica fácil pregar.


Dizer que a Bíblia de Estudos Plenitude é um livro é limita-la. Tornou-se uma enciclopédia de recursos riquíssima para aprender sobre a palavra de forma simples e abrangente, ampliando o conhecimento e o espectro daqueles que buscam informação acerca da palavra de Deus.


Mas a minha bíblia velha eu não dou prá ninguém.

adquira no site da SBB aqui

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails