quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cara da Palavra traz qualidade para a internet

Conheço Fernando Diegues desde a faculdade. Estudamos juntos e nos formamos em jornalismo em 2003. Católico, já foi líder da Pastoral da Juventude e continua engajado em movimentos de formaçãode jovens na igreja de Roma. Um dos meus melhores amigos, alguém com quem gosto de discutir teologia de forma aberta, ouvindo e falando, com respeito e respaldo, trocando idéias e experiências, ensinando-nos um ao outro.

Uns meses atrás ele começou um projeto. http://www.caradapalavra.blogspot.com/, um blog com Victor Valente, um diálogo entre eles e com os leitores. Fernando é um fotógrafo sensível, de imagens perenes e marcantes, calcadas na utilização do referente como metáfora para uma mensagem maior.

Victor, professor de Português pela Universidade de São Paulo e músico, há mais de quatro anos na noite santista, leciona Gramática e Redação e desenvolve trabalhos como compositor e poeta, é metódico, com uma poesia que desconstrói o cotidiano com objetividade e beleza, nem sempre com delicadeza, mas sempre levando o leitor a pensar.

E pensar é o grande objetivo do blog Cara da Palavra. Pensar a poesia, a imagem e o cotidiano, buscando na ressignificação do conjunto um diálogo com o leitor.

Nesta entrevista abaixo, Fernando nos conta mais ou menos como surgiu o Blog, que vale a sua visita!

Webbenção: Como começou o blog?

Fernando Diegues: A ideia original do blog foi do Victor. Lá por abril ele veio falar comigo que tinha vontade de fazer um trabalho envolvendo seus poemas com fotografia e me convidou para colocar a ideia em prática, logo depois ele me enviou um e-mail com 15 poemas que demorei um pouco para começar a ler. Demorei porque, pela proposta que ele tinha, achava que não poderia ler os poemas de forma "burocrática", mas sim com "inspiração".
Mais de 1 mês depois comecei a ler os poemas e logo começaram a brotar em minha cabeça as ideias de fotografias. Algumas que teria que fazer e outras que já tinha feito no passado, mas que iam ao encontro da minha visão sobre os poemas.
WB: O que vc chama de visão "burocrática?"

FD: Ler logo pq ele mandou e preciso dar uma resposta. Ler pela "obrigação" de dar um retorno para ele, e não ler em um momento inspirado, um momento especial e dedicado ao ato de ler os poemas. Não sei se consegui me fazer claro.

WB: Sim, conseguiu

FD: Mandei uma resposta para o Victor no dia 13 de junho. No dia seguinte, 14 de junho, surgia na net o Cara da Palavra (o nome foi bolado pelo Victor, que como disse, é o "cabeça" do lance) O nome do blog é autoexplicativo: Qual a cara (foto) que a palavra (poesia) tem e vice-versa....

WB: Certo
FD: No começo falávamos em criar um livro, mas a intenção do blog é justamente poder dar o espaço do diálogo com a galera. A ideia é que esse diálogo se faça por meio do espaço para comentários. Eu e o Victor não queremos passar uma mensagem "certa" com cada postagem. Nossa intenção em cada post é iniciar conversas. Nós começamos um diálogo com a foto e poesia, cada um "lendo" o trabalho do outro. A partir daí, buscamos novas leituras, leituras próprias de quem nos visita. Não queremos que as pessoas "descubram" o que eventualmente pensamos sobre o conjunto, mas queremos partilhar qual visão as pessoas tem a partir dessa parceria entre os mundos da fotografia e poesia, quais são as suas "resignificações", e começamos a divulgar entre os amigos, alunos e listas de internet que participamos. aí começaram os "sustos bons".
WB: Qual a média de visitas por mês?

FD: nossa média de visitas é de 1.250 acessos/mês, dos mais variados lugares do Brasil (a maioria, claro) e exterior

WB: é um número significativo

FD: outros blogs de gente que nem conhecemos (como um blog de BH) passaram a divulgar e elogiar nosso trabalho. Para um projeto que não tem mídia, foi um número que nos espantou...a primeira vez que olhei pensei que teríamos 200-300 acessos, e já eram mais de 1.300. Aí os amigos começaram a perguntar sobre o blog, nossa alegria com o projeto tb nos fazia falar bastante dele.

Um comentário:

Anônimo disse...

E tão bom ver/saber que o Cara da Palavra está indo mais que bem!
Nessas horas bate até um orgulhinho de ser amiga deles.
Ter visto toda essa história, que agora, é contada não só para os próximos.

Tainá

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails