segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Trem paranaense é convite para conhecer a serra do mar


A Serra do Mar, Reserva da Biosfera pela UNESCO, é um pedaço da Floresta Atlântica que compõe 5% da mata natural no Brasil. Com o privilégio de deter um bom pedaço dessa porcentagem, o estado do Paraná preserva este tesouro ecológico que está localizado entre o primeiro planalto paranaense e a planície costeira do litoral.

A beleza da região causa muita admiração em turistas brasileiros e do mundo todo. São centenas de rios, cachoeiras, montanhas, vales, muito verde e animais que vivem neste cenário onde a única intervenção humana foi a construção de uma obra que até então se dizia ser impossível pela irregularidade do terreno.

Há 120 anos, os irmãos Rebouças começaram a realizar ali, a construção da estrada de ferro que liga Curitiba até Paranaguá. A obra passaria a ser fundamental para a economia e desenvolvimento do Estado, além de se tornar um dos destinos turísticos mais visitados do País. Só na alta temporada, que engloba os meses de novembro a fevereiro, passam pela rota aproximadamente 80 mil pessoas.

Atualmente o trajeto é administrado pela Serra Verde Express, empresa responsável pelos passeios turísticos de trem na Serra do Mar. No percurso, o trem sai da estação de Curitiba passando pelos municípios de Morretes, Pinhais e Piraquara, até chegar a Paranaguá. Na paisagem da Mata Atlântica, a linha ferroviária serpenteia a serra passando por grandes túneis. Entre eles o Roça Nova, localizado no ponto mais elevado do circuito, cerca de 900 metros acima do nível do mar e com a visão panorâmica mais privilegiada da região.

Seguindo o trajeto, o próximo destino é a Casa Ipiranga, que hospedou figurantes ilustres da nossa historia como o Imperador Dom Pedro II e o famoso pintor paranaense Alfredo Andersen. Nesse trecho a dica é observar o rio Ipiranga, que corta toda região, e as encantadoras quedas da Cachoeira Véu de Noiva e o Pico do Diabo.

Chegando à estação de Marumbi, o trem faz uma parada para os passageiros tirarem fotos do Pico Marumbi, com mais de 1,5 mil metros de altura. O local é muito frequentado por praticantes de montanhismo e de outros esportes radicais. No caminho há ainda a cascata dos Marumbinistas – uma queda d’água com 50 metros de altura.

Depois de apreciar as hipnotizantes quedas d’águas, o trem chega à estação do município de Morretes, uma das mais belas e antigas cidades do Estado. Lá, o turismo de aventura é um dos mais procurados graças ao Rio Nhundiaquara, que atravessa a cidade e ainda permite aos corajosos, a prática de esportes como canoagem, bóia-cross e pescarias.

Morretes também é o lugar ideal para saborear o delicioso Barreado, prato típico da região. De herança cabocla, o Barreado é preparado com, charque, toucinho e temperos em panelas de barro: o diferencial do prato. A iguaria é servida com banana assada, batata, farinha, pirão e frutos do mar. Impossível resistir à tradicional receita.

Chegando ao ponto final do roteiro, a última parada é Paranaguá, a cidade mais antiga do Estado com 349 anos. Assim como Morretes, Paranaguá é uma cidade histórica, do litoral paranaense. O município teve seu desenvolvimento impulsionado pela construção da linha férrea que faz a sua ligação com Curitiba. Com isso, o Porto de Paranaguá tornou-se o segundo do Brasil em volume de movimentação e o primeiro na área de transporte de grãos. Além disso, o local compõe um dos visuais mais charmosos do passeio ao final da tarde. A cidade também é rica em construções históricas a serem exploradas como museus, igrejas, casarões coloniais, monumentos, entre outros.

Turistas de todas as partes

O passeio de trem da Serra do Mar, no Paraná, atrai turistas de toda parte do Brasil e do mundo. Entre os visitantes brasileiros, os moradores da região sudeste, principalmente do Estado de São Paulo e cidades localizadas a um raio de distância de 600 km respondem por 70% do movimento. Os turistas da Região Nordestes do país correspondem a segunda maior demanda dos passeios. A visitação de turistas estrangeiros corresponde a 20% da ocupação, com destaque aos visitantes dos Estados Unidos, França e Alemanha. A medial anual de visitação é de 150 mil passageiros. Reservas e mais informações pelo telefone (41) 3888-3488 ou pelo site www.serraverdeexpress.com.br.

Sobre a Serra Verde Express

A Serra Verde Express foi criada em 1997 para administrar os trens turísticos do Paraná, que operam entre as cidades de Curitiba, Morretes e Paranaguá. Em pouco mais de uma década de trabalho, a empresa incrementou o turismo ferroviário no Paraná e fez do Estado referência no setor nacional e internacional, pois atrai anualmente uma média de pouco mais de 150 mil pessoas, ante uma demanda de apenas 50 mil quando assumiu a ação. Em 2009, a empresa foi convidada pelo Governo do Mato Grosso do Sul a operar o Pantanal Express. Em 2010, a Serra Verde passou a operar também o Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo. Para garantir a satisfação dos visitantes, a empresa, que pertence ao Grupo de Serviços Higi Serv, investe periodicamente em melhorias, treinamentos de funcionários e na preservação do meio ambiente. Mais informações http://www.serraverdeexpress.com.br/.
(fonte: assessoria de imprensa Serra Verde Express)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails