sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Luis Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura na 2a Tarrafa Literária

Assuntos comuns a todos nós. Com esta pauta em mente, Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura e Arthur Dapieve se reuniram por quatro dias em um sítio perto do Rio de Janeiro para conversar. Simplesmente falar sobre a vida, a morte, o amor, a política, a amizade e tudo o que nos cerca. Desta conversa surgiu o livro "Conversa Sobre o Tempo" (Editora Agir - 2010), onde falam sobre sexo, amor, amizade, vida, morte, política e outros assuntos caros a todos nós, humanos mortais e normais.

Para falar sobre o livro os três participaram hoje da 2a Tarrafa Literária em Santos, fazendo aquilo que, com o livro, mostraram que sabem fazer bem: conversar. Falaram sobre os assuntos do livro com naturalidade, não evitando temas delicados (eu esperava que o LFV fosse fugir dos temas mais picantes, dada a sua peculiar timidez), mas apresentando seus pontos de vista, hora concordantes, hora discordantes, mas marcados sempre pelo respeito mútuo que vinte anos de amizade alimentaram nestes homens.

Arthur Dapieve foi mediador da conversa do escritor com o jornalista. Um senhor mediador, diga-se de passagem, sabendo a hora de intervir e a hora de permitir que ambos discorressem sobre os assuntos.

Zuenir, simpático é, como eu disse que o Torero já falara antes, o vizinho dos sonhos. Aquele cara que você para no elevador e ele começa a contar uma história e você perde a hora para o trabalho. Veríssimo, um observador nato, de riso pequeno e contido, é de uma inteligência e uma sagacidade ímpares, sempre solícito e dedicado ao tema que está discutindo.

Claro que o diálogo anterior, o livro, foi muito mais acurado, profundo e sólido, mas só o gostinho de ver os dois interagindo já foi de uma riqueza única.

E hoje tem quadrinhos (sim, nerdaiada do blog! amanhã tem Angeli e Alan Siebler, sendo entrevistados pelo Nerd por excelência André Rittes!)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails