sexta-feira, 30 de abril de 2010

Bibliotecas de São Paulo receberão a Bíblia completa em Braile

Neste sábado, 1º de maio, a Prefeitura de São Paulo fará a entrega da Bíblia completa em braile para a Biblioteca Louis Braille. O evento, programado para as 16h30, integra as comemorações pelos 63 anos deste espaço. Planejado e equipado para atender a deficientes visuais, foi instalado desde 1986, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Além da Biblioteca Louis Braille, outras seis bibliotecas municipais contarão, em breve, com o livro mais lido de todos os tempos, numa ação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED).

Composta por 38 volumes, a Bíblia completa em braile é produzida pela Sociedade Bíblica do Brasil, na Imprensa Braile, integrada à Gráfica da Bíblia – localizada na Sede Nacional da entidade, também no município de Barueri. Com texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, uma tradução que adota estrutura gramatical e linguagem mais próximas da falada pelo brasileiro, foi idealizada com o objetivo de ser mais acessível à maioria das pessoas com deficiência visual, alfabetizadas em braile.

A entrega da Bíblia em braile integra as ações de inclusão cultural da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED). Por sua importância e pioneirismo, a Biblioteca Louis Braille do Centro Cultural São Paulo foi escolhida para receber a primeira edição, que será entregue pelo secretário da SMPED, Marcos Belizário.

Os volumes da Bíblia em braile são fornecidos gratuitamente pela Sociedade Bíblica do Brasil aos deficientes visuais cadastrados no programa A Bíblia para a Pessoa com Deficiência Visual, desenvolvido pela SBB há mais de 15 anos. Ao ampliar a oferta de literatura bíblica em formato adequado para esse público, o programa tem contribuído no processo de inclusão social, desenvolvimento cultural, amparo espiritual e na reabilitação das pessoas com deficiência visual.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Comunicação que Transforma

Fato: há dias em que me sento na igreja e parece que estou ali apenas para esperar que o culto acabe. A palavra se arrasta por mais tempo que o necessário.
 
Fato: há dias em que eu proporciono isso nas pessoas que estão me ouvindo falar. A palavra se arrasta por mais tempo que o necessário, lidando com situações que, muitas vezes, não fazem parte da realidade de minha congregação.

Diante destes dois fatos, fica a pergunta: onde erramos? Onde nós, pregadores, ministros da Palavra, portadores da maravilhosa mensagem do Deus de amor, deixamos que esta mensagem se torne uma obrigação, deixando de ser um prazer servi-La?

Acho que todos nós, em certo momento de nossas vidas, precisamos de um “Will Graham” cruzando nosso caminho e nos mostrando onde estamos errando e como podemos fazer para acertar.

Este Will Graham é a personagem que auxilia um pastor que está passando por isso no livro “Comunicação que Transforma” (Andy Stanley e Lane Jones - 2010 - Editora Vida), que fala sobre o grande problema que se encontra todos os domingos atrás dos púlpitos de nossas igrejas: nós mesmos.

Com lições simples, apresentadas com uma eficiente metáfora (não vou estragar a surpresa, mas quem trabalha com logística, como eu, vai amar!), Andy e Lane nos conduzem a um novo entendimento do motivo de estarmos ali todos os domingos. Uma nova revelação? Não. Um novo entendimento, como um abrir de olhos para o verdadeiro propósito de nosso cuidado: restaurar vidas.

Em sete imperativos eles nos mostram como podemos melhorar a nossa sintonia com o povo que está ansioso para ouvir o que Deus tem a dizer sobre os problemas que enfrentam.

Um tópico, este é o segredo. Sete imperativos, este é o meio de melhorar nossa comunicação. Realmente Will Graham estava certo em sua abordagem, tendo como grande alvo alcançar e transformar as pessoas à sua volta.

E nós? O que estamos procurando quando nos colocamos bem vestidos atrás dos púlpitos de nossas igrejas? Procuramos nossa própria satisfação? Os tapinhas nas costas após o culto, o elogio à palavra ministrada no domingo? Ou procuramos a transformação de nossos irmãos na segunda-feira, quando estão vivendo realmente a vida que têm que viver, com a mensagem que pregamos no domingo profundamente incutida em seus corações? É algo para cada pregador pensar.

Sobre os autores
ANDY STANLEY é pastor titular da North Point Community Church, em Alpharetta, na Geórgia. Formado pelo Seminário Teológico de Dallas, fala semanalmente a mais de 15 mil pessoas. É autor de vários best-sellers, entre eles O líder da próxima geração e Visão: força motriz da organização, publicados por Editora Vida.

LANE JONES é diretor do campus de Browns Bridge Community Church, um dos ministérios da North Point. É coautor de Seven Practices of Effective Ministries. Formado pelo Seminário Teológico de Dallas, Lane mora na região de Atlanta.

Andy Stanley e Lane Jones
Editora Vida
2009

sábado, 24 de abril de 2010

Comunicação é tema do VI Fórum de Ciências Bíblicas

Tradicionalmente realizado no mês de junho, no Museu da Bíblia, o evento enfocará as diferentes formas de comunicação relacionadas às Sagradas Escrituras.

O Livro Sagrado e as variadas formas de comunicação e difusão de seu conteúdo no mundo atual serão o mote da sexta edição do Fórum de Ciências Bíblicas, que acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, no Museu da Bíblia, em Barueri (SP). Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o evento terá como tema "Bíblia e Comunicação", contando com oito palestras apresentadas por especialistas no assunto, além de espaço para sessões de perguntas e respostas.

É estimulante perceber que, a cada edição, o evento vem despertando um maior interesse no público que nos prestigia. Neste ano, o tema Comunicação, por sua atualidade, acarretará, com certeza, um estimulante debate em torno Sagradas Escrituras”, projeta Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB. As palestras abordarão desde o processo de atualização constante da tradução, passando pela utilização de meios de comunicação como rádio e TV, até manifestações virtuais e digitais do conteúdo bíblico.

Realizado tradicionalmente em junho, aniversário de fundação da SBB, o Fórum de Ciências Bíblicas é voltado a professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, estudiosos da Bíblia, lideranças religiosas e cristãos em geral.
Confira a programação completa:
 
10 de junho – quinta feira

:: 15h – Bíblia e Comunicação: O painel de introdução ao tema fará uma reflexão da Bíblia como instrumento de comunicação. Além da tradicional compreensão sobre a comunicação entre Deus e os seres humanos, a palestrante abordará a capacidade e o desejo do homem em, desde sempre, comunicar, expressar e testemunhar a comunhão com Deus, por meio da expressão oral e escrita.
Magali do Nascimento: Doutora em Ciências da Comunicação e professora de Teologia da Universidade Metodista.
 
:: 16h30 – A Bíblia e a Comunicação pelo Rádio: A palestra traçará um paralelo histórico entre os conceitos de comunicação atual pelo rádio e o processo de comunicação apresentado pela Bíblia, que também engloba uma linguagem parecida com a do rádio.
Valdecir Simões Lima: Teólogo e professor do Seminário Adventista de Teologia e Centro Universitário Adventista de São Paulo.

:: 18h – A SBB e o seu programa voltado aos estudos em Bíblia: Este módulo terá uma apresentação aprofundada sobre os programas da organização voltados ao estudo da Bíblia.
Equipe SBB
 
:: 20h – Elementos de Comunicação na Tradução Bíblica: O objetivo da palestra é mostrar que o processo de tradução bíblica também se desenvolve como ato comunicativo, tanto para quem traduz como para quem ouve ou lê a tradução. O preletor observará, ainda, a importância das traduções exatas à mensagem do original bíblico e, ao mesmo tempo, fiéis ao entendimento do leitor e ouvinte.
Vilson Scholz: Doutor em Novo Testamento e consultor de Tradução da SBB.

11 de junho - sexta-feira

:: 15h – A Bíblia e a Comunicação Virtual: A palestra pretende derrubar alguns mitos relacionados à Internet e mostrar as possibilidades que ela oferece para a difusão do conteúdo bíblico.
Sérgio Pavarini: Jornalista, blogueiro e especialista em marketing digital.

:: 16h30 – Comunicação Digital da Bíblia: O painel destacará a importância de conectar o texto bíblico com uma nova geração nascida na era da Internet, além de mostrar o poder da mídia interativa para comunicar a Palavra de Deus.
Nelson Saba: Especialista em tecnologia e criador de programas de mídia digital e interativa da Bíblia.

:: 18h – A SBB e o seu Programa de Comunicação: Neste painel, serão tratadas as ações da organização pela difusão da Bíblia, bem como as necessidades inerentes à Causa da Bíblia.
Equipe SBB

:: 20h – A Bíblia e a Comunicação pela TV: A palestra vai expor, por meio de vídeos, a trajetória das Escrituras na TV desde os primórdios desse meio de comunicação até os documentários bíblicos mais recentes em canais como Discovery e National Geographic. Ao final, o palestrante pretende fazer um questionamento crítico sobre os formatos atuais de programas da Bíblia na televisão e seus resultados diante dos telespectadores cristãos.
Éber Cocarelli: Pastor, professor de Teologia e apresentador da RIT-TV.

VI Fórum de Ciências Bíblicas
Tema: Bíblia e Comunicação
Local: Museu da Bíblia
Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri (SP)
Data: 10 e 11 de junho
Horário: 14h30 às 21h30
Inscrição: R$ 30,00 (grupos com mais de dez pessoas têm 50% de desconto)
Informações: (11) 3474-5813

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ÍCONE DOS QUADRINHOS, ROBERT CRUMB CONFIRMA PRESENÇA NA FLIP


 
Expoente do movimento underground dos quadrinhos americanos, Robert Crumb é o décimo autor a confirmar presença na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Em sua 8ª edição, e já consagrada como o mais importante evento de literatura do país, a Flip vai acontecer entre os dias 04 e 08 de agosto, na cidade do sul fluminense.
Com um humor sombrio, como bem definiu o crítico literário Harold Bloom, Crumb lançou, no fim de 2009, Gênesis (Conrad Editora) – versão em quadrinhos do mais antigo livro da bíblia. Ousadia à altura do maior quadrinista vivo. Para lançar esta obra, Crumb se dedicou, por mais de quatros anos, aos estudos religiosos – desde as mais diversas leituras sobre o texto bíblico à pesquisa de registros fotográficos da Terra Santa. O resultado são 210 páginas e muita polêmica.
 
Agnóstico declarado e residente na Provença francesa desde 1991, antes de adaptar o livro do Gênesis para os quadrinhos, Crumb já havia transposto obras de Franz Kafka, Charles Bukowski e Philip K. Dick. Entre os títulos publicados no Brasil, Kafka de Crumb (2009/ Editora Sinergia), Fritz, the Cat (2002), Mr. Natural (2004), Mr. Natural vai para o hospício (2005) e Minha Vida (2005) - editados pela Conrad.
 
Nascido na Filadélfia em 1943, Crumb vendeu quadrinhos com a mulher, na época grávida, pelas ruas de São Francisco, colaborou com o roteirista Harvey Pekar nos anos 70, foi tema do documentário Crumb, lançado em 1994 pelo diretor Terry Zwigoff. Em parceria com a esposa Aline Kominsky, produziu quadrinhos autobiográficos publicados pela New Yorker e reproduzidos no Brasil pela revista Piauí.
 
Entre os nomes já confirmados para a edição de 2010 da Flip estão: os ingleses Terry Eagleton e William Boyd, o irlandês Colum McCann, o indiano Salman Rushdie, o israelense Abraham B. Yehoshua, a iraniana Azar Nafisi, o brasileiro Fernando Henrique Cardoso e os americanos Robert Darnton e Lionel Shriver.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Qual a relação da Igreja atual com o Espírito Santo?

Para Francis Chan, autor de Louco amor, publicado em 2009 pela Mundo Cristão, o Espírito Santo é tristemente negligenciado e, em sentidos práticos, até mesmo esquecido. “Ainda que nenhum cristão negue sua existência, posso até apostar que há milhões de frequentadores de igreja em todo o mundo incapazes de dizer, de maneira confiante, que experimentaram a presença ou a operação do Espírito Santo em sua vida nos últimos meses. E muitos deles não acreditam que possam senti-la”.

Este fato motivou Chan a escrever um novo livro, O Deus esquecido, inteiramente dedicado a falar do Espírito Santo. A obra discute o papel do Espírito Santo após a morte e a ressurreição de Jesus; quem realmente é esta pessoa da Trindade; a maneira correta de nos relacionarmos com ele, entre outros temas que transformarão a visão do leitor a respeito do Espírito de Deus.

Muito já se escreveu e se falou sobre a terceira pessoa da Trindade. Contudo, a visão estereotipada e falsa do Espírito (propriedade exclusiva dos carismáticos, ou ilustre desconhecido dos conservadores) persiste entre grande número de cristãos. Mas a questão não para por aí. O puro desinteresse pelo compromisso com Deus e com o próximo tem alimentado a negligência para com o Espírito.

Francis Chan revela o exato senso de urgência da questão. Se a Igreja quiser transformar o mundo, precisa antes transformar-se numa comunidade que viva sob a força renovadora do Espírito Santo. Uma conversão urgente para dar um basta ao cinismo.

O autor incentiva seus leitores a entregarem-se ao poder do Espírito Santo, a fim de que sua vida faça diferença para aqueles por quem Cristo morreu.

"Se eu fosse Satanás e meu objetivo final fosse frustrar os propósitos de Deus e seu reino, uma de minhas principais estratégias seria levar os frequentadores de igrejas a ignorar o Espírito Santo."
Francis Chan

O Deus esquecido - Revertendo nossa trágica negligência para com o Espírito Santo
Autor: Francis Chan - com Danae Yankoski



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails