sexta-feira, 23 de abril de 2010

ÍCONE DOS QUADRINHOS, ROBERT CRUMB CONFIRMA PRESENÇA NA FLIP


 
Expoente do movimento underground dos quadrinhos americanos, Robert Crumb é o décimo autor a confirmar presença na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Em sua 8ª edição, e já consagrada como o mais importante evento de literatura do país, a Flip vai acontecer entre os dias 04 e 08 de agosto, na cidade do sul fluminense.
Com um humor sombrio, como bem definiu o crítico literário Harold Bloom, Crumb lançou, no fim de 2009, Gênesis (Conrad Editora) – versão em quadrinhos do mais antigo livro da bíblia. Ousadia à altura do maior quadrinista vivo. Para lançar esta obra, Crumb se dedicou, por mais de quatros anos, aos estudos religiosos – desde as mais diversas leituras sobre o texto bíblico à pesquisa de registros fotográficos da Terra Santa. O resultado são 210 páginas e muita polêmica.
 
Agnóstico declarado e residente na Provença francesa desde 1991, antes de adaptar o livro do Gênesis para os quadrinhos, Crumb já havia transposto obras de Franz Kafka, Charles Bukowski e Philip K. Dick. Entre os títulos publicados no Brasil, Kafka de Crumb (2009/ Editora Sinergia), Fritz, the Cat (2002), Mr. Natural (2004), Mr. Natural vai para o hospício (2005) e Minha Vida (2005) - editados pela Conrad.
 
Nascido na Filadélfia em 1943, Crumb vendeu quadrinhos com a mulher, na época grávida, pelas ruas de São Francisco, colaborou com o roteirista Harvey Pekar nos anos 70, foi tema do documentário Crumb, lançado em 1994 pelo diretor Terry Zwigoff. Em parceria com a esposa Aline Kominsky, produziu quadrinhos autobiográficos publicados pela New Yorker e reproduzidos no Brasil pela revista Piauí.
 
Entre os nomes já confirmados para a edição de 2010 da Flip estão: os ingleses Terry Eagleton e William Boyd, o irlandês Colum McCann, o indiano Salman Rushdie, o israelense Abraham B. Yehoshua, a iraniana Azar Nafisi, o brasileiro Fernando Henrique Cardoso e os americanos Robert Darnton e Lionel Shriver.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails