segunda-feira, 26 de abril de 2010

Comunicação que Transforma

Fato: há dias em que me sento na igreja e parece que estou ali apenas para esperar que o culto acabe. A palavra se arrasta por mais tempo que o necessário.
 
Fato: há dias em que eu proporciono isso nas pessoas que estão me ouvindo falar. A palavra se arrasta por mais tempo que o necessário, lidando com situações que, muitas vezes, não fazem parte da realidade de minha congregação.

Diante destes dois fatos, fica a pergunta: onde erramos? Onde nós, pregadores, ministros da Palavra, portadores da maravilhosa mensagem do Deus de amor, deixamos que esta mensagem se torne uma obrigação, deixando de ser um prazer servi-La?

Acho que todos nós, em certo momento de nossas vidas, precisamos de um “Will Graham” cruzando nosso caminho e nos mostrando onde estamos errando e como podemos fazer para acertar.

Este Will Graham é a personagem que auxilia um pastor que está passando por isso no livro “Comunicação que Transforma” (Andy Stanley e Lane Jones - 2010 - Editora Vida), que fala sobre o grande problema que se encontra todos os domingos atrás dos púlpitos de nossas igrejas: nós mesmos.

Com lições simples, apresentadas com uma eficiente metáfora (não vou estragar a surpresa, mas quem trabalha com logística, como eu, vai amar!), Andy e Lane nos conduzem a um novo entendimento do motivo de estarmos ali todos os domingos. Uma nova revelação? Não. Um novo entendimento, como um abrir de olhos para o verdadeiro propósito de nosso cuidado: restaurar vidas.

Em sete imperativos eles nos mostram como podemos melhorar a nossa sintonia com o povo que está ansioso para ouvir o que Deus tem a dizer sobre os problemas que enfrentam.

Um tópico, este é o segredo. Sete imperativos, este é o meio de melhorar nossa comunicação. Realmente Will Graham estava certo em sua abordagem, tendo como grande alvo alcançar e transformar as pessoas à sua volta.

E nós? O que estamos procurando quando nos colocamos bem vestidos atrás dos púlpitos de nossas igrejas? Procuramos nossa própria satisfação? Os tapinhas nas costas após o culto, o elogio à palavra ministrada no domingo? Ou procuramos a transformação de nossos irmãos na segunda-feira, quando estão vivendo realmente a vida que têm que viver, com a mensagem que pregamos no domingo profundamente incutida em seus corações? É algo para cada pregador pensar.

Sobre os autores
ANDY STANLEY é pastor titular da North Point Community Church, em Alpharetta, na Geórgia. Formado pelo Seminário Teológico de Dallas, fala semanalmente a mais de 15 mil pessoas. É autor de vários best-sellers, entre eles O líder da próxima geração e Visão: força motriz da organização, publicados por Editora Vida.

LANE JONES é diretor do campus de Browns Bridge Community Church, um dos ministérios da North Point. É coautor de Seven Practices of Effective Ministries. Formado pelo Seminário Teológico de Dallas, Lane mora na região de Atlanta.

Andy Stanley e Lane Jones
Editora Vida
2009

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails