sábado, 6 de março de 2010

O Melhor da Semana


O Melhor da semana, especialmente para quem gosta de arte, seja alternativa ou tradicional! Leia, critique, 
comente, concorde ou discorde! O espaço é seu!


O cinema cria vilões reais e imaginários. Dos imaginários mais recentes, surge ainda em minha mente o coringa de Heath Ledger em Batman: Cavaleiro das Trevas. Porém, neste “Um olhar do Paraíso”, desponta um vilão real, visceral, frio, calculista e maravilhosamente interpretado por Stanley Tucci. O psicopata que ele cria é cheio de maneirismos e trejeitos tão comuns que não se destacam, tão normais que poderiam se passar por nossos vizinhos, ou mesmo nós mesmos. Aplausos, também, para a jovem Saorise Ronan, que carrega o filme inteiro nas costas sem quase interagir com ninguém. Agora, se você acha que é um filme que tem uma lição a ensinar, eu penso, que seja apenas que a vida não vale a pena e que o paraíso (para Peter Jackson, e não para mim, deixo claro) é apenas um gazebo perdido em qualquer lugar.


Ambientes que não visitamos há muito tempo tendem a nos parecer estranhos quando retornamos. A sensação de deslocamento é forte. Em outros ambientes, no entanto, sentimo-nos em casa quando retornamos, quando constatamos que nada mudou.
Este é o caso do Café Teatro Rolidei, no Teatro Municipal de Santos. Fui a uma apresentação sobre o poeta santista Ruy Ribeiro Couto que, devo admitir, não conhecia e que, devo reconhecer, é maravilhoso. O porto cria vida em suas palavras, bem como o cotidiano da cidade portuária, crescendo dentro da ilha e dentro dele, como reminiscência. Podemos sentir a contemporaneidade de sua poesia (escrita no início do século XX) ecoando ainda hoje nos paralelepípedos, nos conteineres e nas sacas sobre as costas dos estivadores.
Tanto Rui Ribeiro Couto quanto o Café Teatro Rolidei me deram uma sensação de lar restaurado de poesia e encanto.


Divórcios são complicados. Você pensa que pode amar alguém até o fim da vida quando, de repente, descobre que não é assim. Então você pensa em todo o tempo investido naquele relacionamento, todas as promessas feitas que não serão cumpridas. O sabor é de coisa incompleta, pontas soltas, situações mal resolvidas. Este é o sabor do filme “Simplesmente Complicado” sobre uma mulher, divorciada há dez anos, que torna-se amante de seu ex-marido, hoje, casado com uma mulher bem mais jovem. Junte a este mar de sentimentos a possibilidade de um novo amor e pronto, temos uma comédia romântica incomum, atípica, saborosa e bem amarrada. Com interpretações geniais de Steve Martin, Alec Baldwin e Maryl Streep e direção segura de Nancy Meyers, vale a pena assistir.



Certos discos e certas músicas demoram muito para serem ouvidas, e quando o são não encontram significado em nossa história. Um caso assim foi Pet Soudns do Beach Boys, que, sinceramente, demorei muito para ouvir e, quando ouvi, fiquei triste de não ter gostado. Não o achei tão revolucionário quanto John e Paul devem te-lo imaginado.
Porém, falando dos mesmos John e Paul, nesta semana ouvi Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band inteiro pela primeira vez. O disco é, no mínimo, épico. Um reflexo de uma época em que o rock and roll não seguia rótulos, não tinha máscaras, não era feito para vender. “Lucy in the Sky With Diamonds” é a perfeita expressão deste sentimento. Como classificar esta música? É certo que não se trata de rock tradicional, mas chamaríamos, hoje de indie rock? Folk? “Being for the Benefit of Mr. Kite!”, então, não pode ser enquadrada de forma nenhuma! Imperdível!
A capa é uma obra de arte por si só. Cada personagem homenageada tem sua história. No link no título você pode ver quem são, um pouco de sua história e muitas curiosidades!



Uma loja de camisetas diferente. Cada camiseta é uma mensagem em si, bem executada, com qualidade e beleza. Desde a luta em prol do meio ambiente até o combate aos invasores marcianos na terra (será?) as camisetas da Red Bug nos colocam para rir e pensar, sempre refletir no que está acontecendo com o mundo à nossa volta. Provocativas, as camisetas são modernas. Espie e você verá!






Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails