sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Anseio Furioso de Deus

 
Muitas pessoas têm se tornado reféns em suas próprias casas, presas atrás de muros altos, grades, sistemas de vigilância, entre outros artifícios que devolvem a elas a segurança perdida, especialmente nas grandes cidades. Estes e outros problemas da vida moderna têm levado cada vez mais pessoas a se refugiarem também na fé, a buscarem uma religião que devolva a elas a esperança perdida.

Da parte de Deus, o ser humano é o que ele considera como mais precioso em toda a criação. E nada é capaz de separá-lo de seu amor “furioso”. A partir desse princípio, Manning escreve O anseio furioso de Deus (Mundo Cristão), no qual ensina os leitores a viver nesse amor e a confiar em Deus.

Cada pessoa tem a capacidade de tomar suas próprias decisões, têm liberdade para escolher seus caminhos. A isto Deus dá o nome de livre-arbítrio. Por mais que as escolhas pessoais afastem as pessoas de Deus, seu olhar sobre elas não se perde, seu amor não diminui, e ele fará de tudo para encontrá-las e trazê-las para perto de si. Esta é a ideia de Brennan Manning, que utiliza sua própria experiência como exemplo.

A obra fala sobre um relacionamento pessoal de profundo amor com Deus, um amor incondicional, de abnegação, o amor com o qual Deus ama o homem. Deus nos ama e espera que cultivemos uma relação íntima com ele. É para esse anseio divino que Manning desperta e conduz seu leitor.
A imagem que dá origem a essa ideia de amor apresentada por Manning, a qual se faz presente na capa do livro, é a de um barco em alto mar, atingido por nuvens pesadas, por ventos fortes e pelas águas agitadas pela fúria de uma tempestade desenfreada. A analogia se faz entre essa cena de poder insuperável da natureza e a intensidade do amor de Deus pelo homem.  

Ao final de cada capítulo, o autor aponta algumas perguntas e reflexões, cujo objetivo é fazer o leitor parar e meditar sobre o tema tratado. Como consequência, grandes mudanças de atitude no relacionamento com Deus acontecerão.



Sobre o autor

Batizado Richard Francis Xavier, Brennan Manning nasceu e cresceu em um subúrbio de Nova York. Apesar das dificuldades que sua família enfrentou, conseguiu entrar para a Universidade St. John, da qual sairia para servir no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos durante a Guerra da Coreia. De volta à vida civil, Manning tentou estudar jornalismo na Universidade do Missouri, mas seus questionamentos pessoais e a palavra de um conselheiro o levaram a um seminário católico. Em 1960, graduou-se em Filosofia e, posteriormente, em Teologia, pelo Seminário St. Francis. Brennan Manning utiliza suas experiências pessoais e também sua trajetória de fé como fonte para escrever seus livros e ministrar palestras, sempre com o objetivo de comunicar o amor incondicional de Deus em Jesus.


Sobre a obra

ISBN: 978-85-7325-600-0
Páginas: 112
Tamanho: 14x21
Categoria: Espiritualidade
Preço: 16,90

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails