sábado, 4 de dezembro de 2010

Deus é meu camarada

As diferentes visões de quem é Deus para cada pessoa são muito importantes. Alguns o veem como um pai amoroso, outros, como um juiz violento, mas poucos o veem como Ele deve querer ser visto.

Deus é nosso amigo.Ele nos quer sem as pressões de ter que satisfazer seus gostos e desejos, livres da necessidade de deixa-Lo feliz.

Deus é meu camarada fala de forma heterodoxa sobre este Deus amigo, que quer ajudar cada um de nós em nossas vidas. Um Deus bem humorado que quer participar de nossas decisões, das menores as maiores.

Cyril Massarotto não é um autor experiente. Muitas vezes seu texto é supérfluo, insosso e sem graça. Literatice, eu diria. Mas é justamente nos momentos de maior mesmice do texto que Cyril surpreende e traz novos elementos a trama.

A história acompanha um homem no auge de seus trinta anos que trabalha em uma sex-shop e não tem grandes expectativas de vida. Porém, um dia ele recebe a visita de Deus e tudo pode mudar a partir de então.

O Deus apresentado pelo autor é irônico, amargo, mau humorado e alegre ao mesmo tempo. Gosta de piadas de mau gosto e de constranger o protagonista. Mas também é um Deus generoso, que quer compartilhar seu tempo e seu conhecimento com alguém. O protagonista tem algo que Deus não pode falar, aquilo que fez com que fosse escolhido para esta amizade, algo que o diferencia dos demais seres humanos.

Quando descobrimos o que é este algo, vemos que todos nós podemos ser este amigo para Deus. A grande descoberta do grande segredo mostra que o que nos faz diferentes é exatamente aquilo que nos iguala. Nosso cotidiano faz de nós pessoas especiais e nos prepara para viver as experiências mais extraordinárias da vida, como conhecer seu grande amor, ter um filho, enfrentar as dificuldades da vida.

Deus é meu camarada é um elogio a vida cotidiana, escrito de forma irregular, mas realista, dando ao Deus de cada um de nós uma forma mais humana, e, por isso mesmo, mais divina.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails