terça-feira, 31 de agosto de 2010

Philip Yancey lança livro no Brasil

Atendendo ao convite da Editora Mundo Cristão, que já publicou algumas de suas obras e está comemorando 45 anos, o renomado escritor e jornalista norte-americano Philip Yancey escolheu o Brasil para fazer o lançamento mundial de seu mais novo livro, Para que serve Deus, em língua estrangeira. Esta é a primeira vez que isso acontece. O autor confessa que, por ser jornalista, o “seu jeito” de responder às perguntas é achar respostas na vida real. Neste livro, Yancey conta dez histórias ocorridas em lugares distintos: sendo cinco vivenciadas nos EUA e cinco em outros países. Para que serve Deus nasceu de uma experiência em Mumbai, enquanto estava na cidade divulgando um de seus livros. Durante sua estada na cidade, terroristas atacaram simultaneamente dez lugares diferentes, hotéis, estações de trem etc. Mais de 160 pessoas foram mortas. É uma experiência que envolve dor e perda e, quando tragédias como essa ocorrem, levam qualquer ser humano a meditar: “Que tipo de conforto é possível oferecer as pessoas?”

Yancey resolveu escrever sobre o tema, pois ele próprio passou pela dor física e emocional ao sofrer um acidente trágico que quase lhe tirou a vida. No acidente, ele quebrou seu pescoço perto de uma artéria. Neste período de sofrimento, aprendeu que somos forçados a parar e nos questionar sobre o que realmente importa em nossas vidas.

Este livro relata histórias de lugares como a China, onde a igreja está crescendo espetacularmente, apesar de ter um governo ateu; ou como o Oriente Médio, onde a outrora vicejante igreja da região central agora mal sobrevive; e ainda como a África do Sul, onde uma igreja multicolorida junta os cacos de seu passado racista. Nos Estados Unidos, o autor visitou não apenas VirginiaTech (escola onde houve o massacre de 32 alunos e professores provocado por um estudante coreano perturbado), e uma convenção de prostitutas (em Green Lake, no estado de Wisconsin, sobre a evangelização de mulheres prostitutas, com a participação de representantes de 45 organizações e trinta países), mas também um grupo de alcoólicos anônimos de Chicago e dois territórios do Cinturão Bíblico do Sul. As cicatrizes do racismo no sul dos Estados Unidos, sem falar na África do Sul, serão curadas algum dia? Uma minoria cristã será capaz de provocar alguma fermentação num ambiente hostil como o da China ou do Oriente Médio? Estas são algumas das questões que o autor se pergunta todas as vezes que assume uma tarefa desafiadora. Apesar disso tudo, continua viajando pelo mundo indagando o que acontece quando a fé sobre a qual escreve numa cabana na montanha enfrenta o mundo real. Ela funciona?

Como jornalista, Yancey aborda essas questões de maneira diferente. Ele prefere sair para o campo da vida e examinar como a fé se comporta, especialmente em condições extremas. Uma fé que tenha sua importância produz resultados positivos, oferecendo assim uma resposta existencial à pergunta latente: Para que serve Deus? O autor afirma: “Quando passo algum tempo num desses contextos, minha fé passa por um teste de usuário”.

Apenas um terço dos cristãos do mundo é atualmente de ocidentais, e Yancey tem presenciado o “milagre” da reconciliação na África do Sul, o maior ressurgimento numérico de cristãos da História irrompendo sob a repressão do governo chinês e os cristãos indianos voltando sua atenção ao grupo mais excluído do planeta. “Eu escrevo livros para mim mesmo”, diz. “Escrevo livros para resolver questões que me incomodam, questões para as quais não tenho resposta. Meus livros são um processo de exploração e investigação. Então, eu tento resolver diferentes problemas relacionados à fé, coisas relativas a mim, que quero aprender ou que me preocupam”, afirma Yancey.

A pergunta “Para que serve Deus?” ocorre de algum modo a todas as pessoas que passam pela experiência da dor, da morte, da pobreza ou da injustiça — em outras palavras, ocorre a todo mundo.

É uma pergunta aberta cuja resposta Deus investiu em seus seguidores. Seguem a Deus os que foram chamados a mostrar uma fé que tem importância para o mundo que observa. Yancey apresentou relatos de dez lugares onde viu a pergunta respondida — de forma incompleta como sempre acontece quando a resposta é confiada a pessoas comuns, mas de uma forma que seguramente exala a fragrância de esperança e transformação.

Sobre o autor:

Philip D. Yancey formou-se com louvor na Columbia Bible College e obteve dois diplomas de mestrado: um em Comunicação na Escola de Pós-graduação Wheaton College e outro em Língua Inglesa na Universidade de Chicago. Desde 1978, trabalha como colaborador independente. Mais de 600 artigos seus apareceram em 80 publicações diferentes, entre elas Readers Digest, Publishers Weekly, National Wildlife, The Saturday Evening Post, Christian Century e The Reformed Journal. Ao todo, o autor escreveu mais de dezesseis livros, entre eles Decepcionado com Deus e Alma Sobrevivente (Editora Mundo Cristão). Já ganhou da ECPA onze prêmios Gold Medallion e seus livros já venderam cerca de vinte milhões de exemplares em todo o mundo. Atualmente, Yancey e a esposa Janet moram em Evergreen, Colorado.

Palestra: Para que serve Deus

Data: 06 de setembro

Horário: 18h30

Local: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura - Conj. Nacional

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails