terça-feira, 8 de junho de 2010

Seminário debate a recuperação de dependentes químicos

Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate às Drogas, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) realiza o III Seminário sobre Dependência Química, que neste ano tem como tema “Descubra seu papel na Recuperação”. O evento acontece no dia 30 de junho, das 8h às 13h, no Museu da Bíblia, em Barueri (SP), e deve reunir cerca de 400 pessoas. O evento conta com o apoio do COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Barueri) e da COMTER (Comunidades Terapêuticas em Rede). Ambos são parceiros da SBB no programa A Bíblia na Recuperação da Dependência.

“Todos os envolvidos na recuperação de dependentes químicos desempenham um papel relevante. Mas é preciso que a pessoa em tratamento tome consciência que seu empenho é fundamental para um resultado vitorioso. Para isto, a mensagem bíblica tem se mostrado uma aliada muito importante”, destaca Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB.

Além de palestras sobre o tema, haverá uma apresentação teatral com o Grupo REAJA e exposição de trabalhos. Caberá ao secretário regional da SBB em São Paulo, Humberto Marchi, apresentar o programa A Bíblia na Recuperação da Dependência. Estão convidados para este evento dirigentes de comunidades terapêuticas e seus internos, representantes de organizações não governamentais, órgãos públicos, igrejas, profissionais da área e interessados no assunto.

Confira a programação completa:

8h00 – Credenciamento
8h30 – Abertura
9h00 – Tema: “A Bíblia na Recuperação” – Paulo Eduardo Gomes Vieira, teólogo, psicólogo e especialista em Capelania Hospitalar, além de pastor titular da Primeira Igreja Batista em São Paulo.
9h30 – Tema: “Formas e meios de tratamento da dependência química”- Luizemir Wolney de Carvalho Lago, médica psiquiatra e sanitarista e coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde.
10h30 – Rede COMTER (Comunidades Terapêuticas em Rede)
11h00 – Tema “O papel do dependente químico na sua própria recuperação”
12h00 – Apresentação do Programa A Bíblia na Recuperação da Dependência – Humberto Marchi, teólogo e secretário regional da SBB em São Paulo.
12h20 – Apresentação teatral do Grupo REAJA
13h00 – Encerramento e brunch

A SBB e o programa A Bíblia e a Paz: Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem como missão "Promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”. É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira, entre eles A Bíblia e a Paz.

Com o objetivo de combater as causas da violência, o programa A Bíblia e a Paz é fundamentado na promoção de uma cultura de paz por meio da divulgação da mensagem e dos valores bíblicos. Seu público-alvo é formado por detentos, dependentes químicos e seus familiares, além de comunidades em situação de risco social. Dele fazem parte os projetos A Bíblia no Cárcere, que visa contribuir para a ressocialização do detento; e A Bíblia na Recuperação da Dependência, que tem possibilitado à SBB enfatizar o trabalho com as comunidades terapêuticas e organizações voltadas ao tratamento e prevenção ao uso de drogas, promovendo encontros para troca de experiência e distribuindo literatura bíblica específica. Uma dessas obras é a Bíblia de Estudo Despertar, que tem como base o programa dos Doze Passos, adotado pelos alcoólicos Anônimos, conduzindo o leitor a ensinamentos das Escrituras Sagradas que contribuem para o processo de recuperação.

3º Seminário sobre Dependência Química:
Data: 30 de junho de 2010
Horário: das 8h às 13h
Local: Museu da Bíblia
Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto
Barueri – SP

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails