Congregacional não é a palavra mais certa para definir o novo CD de Marcos Witt, Sobrenatural, lançado pela gravadora Canzion, que agora também está no Brasil, e gerenciando os lançamentos no país.
Pentecostal talvez defina melhor. Gravado em Bogotá, na Colômbia, Sobrenatural é o registro da apresentação do ministro no Parque Simon Bolívar. Show ao vivo, louvorzão.
A música de Marcos Witt é marcada pela adoração e fé em um Deus sobrenatural. A idéia de um Deus que está acima de todas as dificuldades é tratada de forma coerente ao longo da obra.
Uma das dificuldades que eu julgava que teria era a diferença lingüística. Cantando em espanhol, talvez Marcos não atingisse tão profundamente o coração brasileiro. Ledo engano. A música é uma linguagem universal, que atravessa barreiras lingüísticas. Há congregações, inclusive, que usam músicas de Marcos Witt em sua liturgia, adaptando-as para o português a fim de alcançar os membros.
Listar os melhores momentos do disco é difícil, mas vou tentar.
A curiosidade da Cúmbia, ritmo caribenho presente na música “Derrama de tu Fuego” e na Bônus Track “Amor Eterno”. Com batida bastante característica, têm potencial para entrar nas igrejas pentecostais pegando irmãzinha rodopiando e tudo.
Ouça a versão “Poderoso Dios” feita da música do Pastor Antonio Cirilo do ministério Santa Geração. Enquanto Cirilo é extravagante, Marcos Witt faz uma versão um pouco burocrática, mas não menos graciosa. Atente como a música no início parece que será uma coisa e depois cai para outro lado, mais intimista. A sensação, na primeira vez que ouvi, me deixou um pouco decepcionado, mas, ouvindo depois, entendi o sentido da surpresa.
O medley que abre o disco: “Desciende Aqui” e “Es Aqui, Es Ahora” são poderosas, canções de júbilo que congregam a igreja. a introdução de “Es Aqui Es Ahora” é “Born to be Wild” total e depois cai para um pop prá pular alto na igreja.
“Muevete” é, junto de “Se Puedes Creer”, uma das melhores faixas do disco. Pop do início ao fim sem perder a batida pentecostal, a distorção da guitarra parece coisa do The Cure. Toca no fundo da alma, sem deixar de ser alegre.
“Se Puedes Creer” tem um órgão que nos transporta para o interior de uma igreja batista negra no Missouri ou algum outro estado do sul dos EUA. A melhor palavra para definir a música é tocante. A delicadeza só é quebrada pela bateria, que poderia ser mais leve. O destaque deveria ser no órgão. A música é maravilhosa e Deus realmente fala por meio dela.
“Sobrenatural” é a faixa título do disco e é linda. Profunda, grandiosa, lança os olhos para o alto, onde está Deus. Músicas que te levam a olhar para cima, contemplar e adorar a Deus têm ficado cada vez mais raras no mercado “especializado” da música evangélica,e esta é bastante contemplativa. Este é o papel da música cristã: adorar a Deus, e esta música resume muito bem como isso precisa se dar em nossas vidas.
No mais, ouça alto, aprenda espanhol e vá conhecer este artista que ultrapassa barreiras lingüísticas com sua arte e alcança o coração de Deus. Marcos Witt é o maior adorador latino da atualidade e não é à toa. O disco tem um tratamento primoroso. A gravadora escolheu muito bem o disco para entrar no mercado brasileiro.
Ah... fiquei sabendo que ele já cantou em português. Procure os discos “Venceu” e “Deus é bom”. Agora que a Canzion está no Brasil, será que poderemos ver Marcos Witt cantando em português novamente? Seria uma experiência realmente marcante ouvir “Muevete” e “Sobrenatural” em português.
My Space de Marcos Witt
Nenhum comentário:
Postar um comentário