Best-seller mundial, com 18 livros publicados, em mais de 30 idiomas, Isabel Allende integra o elenco da 8ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre os dias 04 e 08 de agosto na cidade do sul fluminense. Em conversa com o jornalista Humberto Werneck, a peruana, naturalizada chilena, vai apresentar seu novo livro, A Ilha sob o Mar, que será lançado em Paraty pela editora Bertrand Brasil.
Depois de três anos sem publicar – seu último livro, A soma dos dias (Bertrand Brasil), foi lançado em 2007 -, Isabel volta à ficção em A Ilha sob o Mar com a história da escrava Zarifé: uma mulher nascida em Santo Domingo, que passa a vida lutando pela sua sobrevivência.
Jornalista desde os 17 anos, chegou à literatura apenas aos 40, com o livro A Casa dos Espíritos (Bertrand Brasil,1982). Em sua obra de estréia, utilizou os manuscritos das cartas que escreveu para seu avô, enquanto convalescia no leito de morte, para retratar os fantasmas da ditadura de Augusto Pinochet. Isabel foi consagrada já no primeiro livro, tendo seu estilo comparado pela crítica aos traços do colombiano Gabriel Garcia Marques. A escritora publicou ainda Cidade das feras (2005), Afrodite (2004), Cartas a Paula (1997), Contos de Eva Luna (1996), entre outros - todos editados pela Bertrand Brasil.
Jornalista e escritor, Humberto Werneck irá conduzir o bate-papo com Isabel Allende. Mineiro, de volta à Flip, é conhecido pelo humor e descontração de suas obras, como O desatino da rapaziada: Jornalistas e escritores em Minas Gerais (Companhia das Letras/Instituto Moreira Salles, 1992) e Chico Buarque: Letra e música (Companhia das Letras, 1989). Publicou ainda Pequenos fantasmas (Novesfora, 2005). Na Flip de 2008, lançou, pela editora Cosac Naify, O santo sujo - a vida de Jayme Ovalle. Título, por sinal, que recebeu o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) de melhor biografia.
Estão também confirmados para a programação oficial da edição de 2010 da Flip os ingleses Peter Burke, Terry Eagleton e William Boyd, o irlandês Colum McCann, o indiano Salman Rushdie, o israelense Abraham B. Yehoshua, a iraniana Azar Nafisi, os brasileiros Hermano Vianna, Fernando Henrique Cardoso, Maria Lucia Garcia Pallares-Burke, Alberto da Costa e Silva, Angela Alonso, Reinaldo Moraes, Beatriz Bracher, Carola Saavedra, Patrícia Melo e Ronaldo Correia de Brito, a cubana Wendy Guerra e os americanos Benjamin Moser, Lou Reed, Lionel Shriver, Robert Darnton, Robert Crumb, Gilbert Shelton e William Kennedy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário