Ideias criativas para (re)estruturar a comunicação, o marketing e a captação de recursos de um projeto social. Esta é a temática do Comunicando e captando recursos no Terceiro Setor, um curso itinerante intensivo que será realizado ao longo de 2010, em oito capitais brasileiras, com o apoio da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). A edição de Recife, programada para o dia 6 de maio, será realizado no Hotel Vila Rica, localizado à Avenida Boa Viagem, 4308, no bairro de Boa Viagem.
Iniciativa da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e da Revista Filantropia, o curso é dirigido a captadores de recursos, profissionais de comunicação, gestores, presidentes, diretores e conselheiros de organizações sem fins lucrativos; profissionais que atuam no Terceiro Setor, educadores, pesquisadores e estudantes interessados no tema.
Marcelo Estraviz, presidente da ABCR, e Marcio Zeppelini, editor da Revista Filantropia, apresentarão elementos para o desenvolvimento de iniciativas que contribuirão para a criação, estabelecimento e profissionalização da comunicação e do marketing dentro de uma organização social em um treinamento intensivo de 8 horas, visando, assim, uma efetividade maior no trabalho de captação de recursos. Os facilitadores também discorrerão sobre persuasão, criatividade e estratégias a fim de dar visibilidade e incrementar os recursos de sua organização.
O programa abordará os seguintes temas:
- A importância da mobilização de recursos dentro da organização;
- Requisitos mínimos antes de começar a captar;
- Estratégias para a diversificação de fontes de recursos;
- Planejamento de campanhas de captação;
- O que vem a ser desenvolvimento institucional;
- Relacionamento de longo prazo gerando upgrade nas doações;
- Os diversos potenciais doadores entre empresas, governos, fundações e indivíduos;
- As estratégias para abordagem e negociação;
- Consolidação de ideais com os demais departamentos;
- Contratação e treinamento de um captador de recursos;
- Mudanças de paradigmas entre os captadores;
- Conceitos de marketing e ferramentas de comunicação;
- Uso de fotos, imagens e identidade visual;
- Identificando e agregando valor à comunicação;
- A criatividade como ingrediente básico;
- O processo da comunicação;
- Marketing institucional x marketing promocional;
- Dicas de abordagem em diferentes campanhas;
- Planejamento da comunicação de uma organização do Terceiro Setor;
- Rica demonstração de exemplos e cases.
A primeira edição do curso foi realizada no Rio de Janeiro, em 22 de abril. As demais edições estão previstas para:
• 01/06 - São Paulo
• 01/07 - Belém
• 05/08 - Curitiba
• 09/09 - Brasília
• 21/10 - Belo Horizonte
• 04/11 - Porto Alegre
• 01/06 - São Paulo
• 01/07 - Belém
• 05/08 - Curitiba
• 09/09 - Brasília
• 21/10 - Belo Horizonte
• 04/11 - Porto Alegre
Facilitadores
Marcelo Estraviz.
Empreendedor social, palestrante e escritor. É presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e da associação de ex-alunos do Colégio Miguel de Cervantes; conselheiro da ONGs Trópis e Descentro; e embaixador da iniciativa The Hub no Brasil. É co-autor do livro “Captação de diferentes recursos para organizações da sociedade civil”. Atua na área governamental, ocupando posições de direção em instituições e projetos ligados à Prefeitura, ao Estado de São Paulo e à União Européia.
Empreendedor social, palestrante e escritor. É presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e da associação de ex-alunos do Colégio Miguel de Cervantes; conselheiro da ONGs Trópis e Descentro; e embaixador da iniciativa The Hub no Brasil. É co-autor do livro “Captação de diferentes recursos para organizações da sociedade civil”. Atua na área governamental, ocupando posições de direção em instituições e projetos ligados à Prefeitura, ao Estado de São Paulo e à União Européia.
Marcio Zeppelini.
Graduado em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua como editor geral da Revista Filantropia, é diretor executivo da Zeppelini Editorial e diretor da Diálogo Social Eventos para o Terceiro Setor. É membro do Conselho Técnico Consultivo do curso de Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi, membro do conselho da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), e consultor em comunicação e marketing para organizações do Terceiro Setor.
Comunicando e captando recursos no Terceiro Setor
Data: 06 de maio de 2010
Local: Hotel Vila Rica
Avenida Boa Viagem, 4308 - Boa Viagem.
Recife - PE
Investimento: R$ 290,00 (inscrições feitas com menos de um mês de antecedência)
Inscrições e informações: (11) 2281-9643 e (11) 7864-1745
dialogo@dialogosocial.com.br
www.dialogosocial.com.br
dialogo@dialogosocial.com.br
www.dialogosocial.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário